Saltar para o corpo principal da página

Riozinho Mobilizada Contra a Febre Amarela

Data: 23/08/2011

A Secretaria Municipal de Saúde inicia em setembro uma grande mobilização para vacinar a população contra a febre amarela. Todos devem ser vacinados a partir dos 9 meses com reforço a cada 10 anos, nas zonas endêmicas, de transição e de risco potencial (caso de Riozinho), assim como nas pessoas que se deslocam para estas áreas.  “O município se encontra na área de risco, tendo em vista ser uma das cidades com maior área de Mata Atlântica preservada do Brasil. Sendo assim, recebemos a orientação da 2ª Coordenadoria Regional de Saúde para que imunizemos toda a comunidade que ainda não tenha sido vacinada na última campanha, em 2009”, enfatiza o secretário e vice-prefeito Valério Esquinatti.

 As vacinas poderão ser feitas no Posto de Saúde do Cento, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feiras. A campanha encerra-se em dezembro, mas a prefeitura solicita que as pessoas não esperem o final do ano para procurar a rede pública. “Todos que precisam ser imunizados devem comparecer ao posto munidos da carteirinha de saúde. A vacinação é a mais importante medida de controle, sendo administrada em dose única e conferindo proteção de aproximadamente 100%”, finaliza o secretário.   

O QUE É A DOENÇA:

Como o nome sugere, a doença causa febre aguda de curta duração e gravidade variável, mas pode ser fatal. Entre seus sintomas estão pulso lento, calafrios, dor de cabeça, dor no corpo, náusea e vômito por mais ou menos três dias, podendo diminuir para a cura. Nas formas graves, poderá evoluir para diarréia e vômitos, insuficiência hepática, renal e morte. É transmitida pela picada do mosquito aedes aegyptis, aedes albopictus, entre outros, contaminado, para o homem. O ciclo se faz: mosquito – macaco infectado – homem. O período de incubação vai de três a seis dias após a picada do mosquito infectado. O diagnóstico é feito de forma clínica e laboratorial, não existindo tratamento específico, só sintomático. Os casos graves tem que ser tratados em UTI.   

 

Prefeitura de Riozinho Assessoria de Comunicação Mário Selbach – MTB 7954 Release: 045/011 – Data: 23.08.11