Riozinho realiza megaoperação para salvar ponte centenária

Data: 07/11/2011

A Prefeitura de Riozinho realizou neste sábado uma megaoperação para preservar uma ponte centenária. Dois guindastes de 220 toneladas e duas carretas de contrapeso foram usadas para deslocá-la cerca de 10m no Centro da cidade. No seu lugar, o Estado inicia nesta segunda-feira a construção de uma ponte moderna, com duas pistas e passagem para pedestres. Durante três horas a região central ficou sem luz e telefone, pois foi preciso desligar os cabos de telefonia e energia para mudar a ponte de lugar.

Construída em 1907, a velha ponte faz parte da história do município do Vale do Paranhana e agora vai virar museu. Os trabalhos iniciaram às 8h e encerraram às 15h10min, com um foguetório para comemorar o sucesso da operação. “Deu tudo certo, graças a Deus. Sabíamos que era uma ação difícil e que envolvia muitos parceiros para dar certo. No final, valeu o esforço para preservar a ponte que é patrimônio de Riozinho e já faz parte da vida do município”, comemorou o prefeito Airton Trevizani da Rosa ao lado de seu vice, Valério Esqhinatti.

Inicialmente, a intenção do Daer era cortar a ponte de 50 toneladas de ferro. Quando soube disso o prefeito atuou junto ao secretário Beto Albuquerque para que a ponte fosse preservada. Com o aval do Estado, Airton publicou um decreto municipal declarando-a patrimônio histórico do município e enviou um projeto de lei à Câmara de Vereadores tombando-a. “Foi preciso agir rápido, pois a empresa que irá construir a nova ponte está com tudo pronto em Riozinho somente à espera da autorização para iniciar suas atividades. A expectativa é que a inauguração ocorra ainda no primeiro semestre de 2012”, revela o prefeito.

Agora, a administração irá recuperar a antiga travessia para que continue a contar a história da cidade às futuras gerações. O entorno também será revitalizado, tornando-se mais uma atração turística na região.

Gallery big 9f6f2c7e1378c0f30c58ba64d974f38d