Riozinho investiu 18,37% em Saúde no ano passado

Data: 03/02/2014

No ano passado, Riozinho investiu 18,37% na área da Saúde. O índice determinado pela Constituição é de 15%. “Conseguimos melhorar a infraestrutura da Saúde com a compra de uma Doblô, uma van de 16 lugares e uma ambulância. Além disso, repassamos cerca de R$ 800 mil para o Hospital Nossa Senhora do Rosário prestar atendimento 24 horas à comunidade”, destaca o prefeito Airton Trevizani da Rosa (Alemão).

Agora, o município está em tratativas com o Estado para para aditivar o contrato já firmado entre o governo e o hospital a fim de aumentar os repasses e melhorar ainda mais o atendimento. “Outro ponto importante é a parceria que temos com as irmãs camilianas, que administram o hospital. O trabalho voluntário e dedicado das irmãs garante atendimento de qualidade, ao mesmo tempo em que uma parceria da prefeitura com o Grupo Amigos do Hospital dá o apoio financeiro necessário para mantermos a casa de saúde com repasses mensais”, lembra Alemão.

Para exames de alta complexidade em Porto Alegre, a prefeitura oferece dois horários de saídas para quem precisa se deslocar à Capital. “Temos um microônibus saindo às 4h30 da manhã e outro veículo às 10h30, mesmo neste período de férias. Antes, quem tinha horário pela manhã precisava ficar o dia todo esperando o veículo retornar. Agora, as pessoas podem sair de acordo com sua agenda de consulta, o que melhorou para os pacientes”, lembra o vice-prefeito Valério José Esqhinatti, que assumiu a Saúde do município em março de 2011. Outro projeto que merece destaque é na área de saúde bucal, a partir de um trabalho preventivo em todas as escolas do município em parceria com o Sesc. “Por conta dessa iniciativa, recebemos em 2013 o Prêmio Destaque em Melhoria Contínua da Saúde Bucal dos Escolares entre todos os municípios do Rio Grande do Sul”, finaliza Alemão.