O Tribunal de Contas do Estado divulgou ontem um estudo sobre a necessidade de vagas nas escolas de educação infantil no Rio Grande do Sul (creches). "Para nossa satisfação, Riozinho é destaque regional e estadual por atender a totalidade dos pedidos de vagas que chegam até a Secretaria Municipal de Educação", diz o secretário Oto Petry.
Pelo relatório do TCE, o Estado precisa ampliar em 196,5 mil o número de matrículas oferecidas a crianças de 0 a 5 anos. No ranking divulgado pelo órgão, Riozinho ocupa a 31ª posição entre os 496 municípios gaúchos e a 8ª colocação entre 47 cidades dos Vales do Paranhana, Sinos e Caí.
"Isso é resultado de muito trabalho e compromisso desta administração com a Educação em todos os níveis. O Valério (Esquinatti, vice-prefeito) e eu entendemos que o maior investimento que podemos fazer na comunidade é aplicar na primeira infância, pois esta é fase mais importante na vida de uma pessoa", diz o prefeito Airton Trevizani da Rosa (Alemão).
O vice-prefeito e prefeito em exercício, Valério Esquinatti, lembra que Riozinho investe em Educação mais do que determina a Constituição. "Em 2014, aplicamos 27,46% do nosso orçamento no ensino, enquanto que a Constituição determina 25%", finaliza.
Uma pesquisa do Centro de Desenvolvimento Infantil da Universidade de Harvard (EUA), constatou que a sociedade paga custos mais altos em educação corretiva, tratamento clínico e em assistência social quando ignoradas e negadas ações preventivas no começo da vida.
Prefeitura de Riozinho
Data: 30.01.2015