A Prefeitura de Riozinho intensificou o trabalho de combate à dengue no município. A equipe de fiscalização da vigilância sanitária tem realizado vistorias diárias nas armadilhas para verificar a existência ou não de larvas. "Ao encontramos alguma larva, enviamos para o laboratório, em Porto Alegre, para verificar o tipo de mosquito que é, ao mesmo tempo que seguimos atuando em outras localidades", diz a agente administrativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura, Rosecler de Souza.Nas visitas às residências, os servidores têm orientado a comunidade para verificar a existência de água parada em vasos, pneus e piscinas, por exemplo, por serem locais que favorecem à proliferação de mosquitos.O prefeito Airton Trevizani da Rosa (Alemão) destaca que esse trabalho não se resume ao verão, período de maior incidência de insetos em virtude das chuvas. "Isso é feito durante o ano inteiro, mas durante o período de calor procuramos intensificar o trabalho de prevenção. O mesmo é feito em relação ao mosquito borrachudo no Interior e no Centro", define.
O QUE É A DENGUEA Dengue é uma doença infecciosa que pode ser causada por quatro tipos de vírus. Ela atinge cerca de 100 milhões de pessoas por ano, com uma taxa de mortalidade de 10% para pacientes hospitalizados. No Brasil, a região Sudeste é a mais atingida.Ela é transmitida pela picada do mosquito fêmea Aedes Aegypti ou Aedes Albopictus. Essas espécies picam durante o dia ou noite e suas larvas se proliferam em água parada, limpa ou suja. Por isso, a melhor forma de se evitar a Dengue é combater o mosquito, eliminando os focos de acúmulo de água.
DICAS DE PREVENÇÃOVeja algumas dicas para se prevenir da doença:
- Mantenha caixas ou barris de água fechados com tampa adequada;- Não deixe água da chuva acumulada sobre a laje;- Elimine folhas, galhos, e qualquer obstáculo que possa impedir a água de fluir pelas calhas;- Encha de areia até a borda os pratos dos vasos de plantas;- Guarde garrafas sempre de cabeça para baixo;- Não deixe pneus expostos com água no interior;- Coloque o lixo em sacos plásticos fechados;- Lave com sabão e escovas o interior dos tanques utilizados para armazenar água;- Use repelentes à base de DEET em áreas de risco de dengue;- Coloque telas de proteção nas portas e janelas;- Use mosquiteiros.
Prefeitura de RiozinhoData: 09.03.2015