Obras na Igreja Matriz estão aceleradas

Data: 13/05/2015

Homens trabalhando no jardim e na pintura, materiais de construção no interior do templo e 90% das obras já contratadas dão ideia do ritmo de trabalho na Igreja Matriz. A reforma iniciou em janeiro e segue o cronograma estabelecido pela comissão responsável pela reforma da Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Riozinho, que prevê a conclusão para o final de 2015.

Atualmente, a pintura externa está em fase final e o telhado foi completamente recuperado. Na parte interna já é possível ver a nova estrutura metálica colocada antes do forro de gesso em algumas partes do templo. “O forro ficará totalmente independente do telhado para que, se um dia for necessário fazer qualquer manutenção, não seja preciso tocar no forro”, explica o presidente da comunidade católica, Gilceu Pretto.

Antes do gesso, será feita toda a fiação da rede elétrica e do sistema de som. Os vitrais também receberão atenção especial e serão recuperados, enquanto que o altar foi alterado de acordo com o projeto apresentado pela Bauer Arquitetura. Portas e janelas também estão sendo recuperadas. Na parte externa, a escada frontal foi totalmente remodelada e uma rampa de acesso para cadeirantes está sendo construída. Um equipe trabalha nos jardins, que receberá novo paisagismo.

“A Igreja Matriz tem um significado muito especial para toda a comunidade. Aqui casaram-se nossos pais, fomos batizados, catequizados e fizemos a crisma, além de nossos casamentos. Reformá-la é fazer um tributo àqueles que a construíram, há 70 anos, ao mesmo tempo em que dizemos que vamos seguir unidos na fé”, diz o presidente da comissão de obras, Airton Trevizani da Rosa (Alemão).

Para ele, é importante os riozinhenses visitarem a igreja e acompanherem o trabalho que está sendo realizado. "Durante o dia sempre temos gente trabalhando. Ficamos felizes quando as pessoas vão visitar, pois é importante acompanhar as obras e ver que o esforço de todos está dando resultado", diz Alemão.

As obras estão sendo realizadas com recursos da própria igreja, participação da comunidade e colaboração e das capelas do interior filiadas à paróquia.

COMISSÃO DE OBRAS

Alemão e esposa agradecem o empenho dos casais que integram a comissão de obras. “É preciso fazer um registro ao empenho de toda a comunidade, do padre Alceu e dos casais Flávio Vergani e esposa, Gilmar Paraboni e esposa, Valério José Esquinatti e esposa, David Barbieri e esposa e Alexandre Wecker e esposa”.

Integram a diretoria da Comunidade Católica, além de Gilceu Pretto esposa, Darci Petró e esposa, Alcides Trevizani e esposa, Maurício Trevizanie esposa, Mauro Ricardo e esposa e Vanderlan Lamperti de Amaro e esposa.

O padre Alceu Zarino Marino reconhece o esforço da comunidade e agradece o trabalho de todos. "Riozinho tem se mobilizado para recuperar sua Igreja Matriz. A todos que estão fazendo parte deste projeto maravilhoso, seja na comissão de obras ou contribuindo anonimamente, só temos a agradecer. A igreja ficará linda e pronta para as próximas gerações", define.

Prefeitura de Riozinho

Data: 13.05.2015