Curso sobre cultura da nogueira reúne produtores de dez cidades

Data: 27/05/2015

O curso sobre cultura da nogueira, ministrado esta semana pelo biólogo Edson Roberto Ortiz, na Faccat, reuniu cerca de 60 produtores de dez cidades, entre técnicos e agricultores. Promovido em parceria pela Prefeitura de Riozinho, EMATER/RS-ASCAR, FACCAT e Divinut, as aulas práticas e teóricas apresentaram o cultivo da Nogueira Pecan como uma alternativa de renda, especialmente nas pequenas propriedades. "O quilo da noz pecan está sendo comercializado entre R$ 8,00 e R$ 12,00, mas a previsão é de aumento deste valor nos próximos meses", diz o secretário Municipal de Meio Ambiente e Agricultura, Sérgio Koch.

A partir do curso, os participantes tiveram mais informações para decidirem pela implantação de novos pomares ou para conduzirem os que já possuem. "A perspectiva de aumento contínuo na demanda, o fato de o País ainda ser um grande importador de noz, a boa conservação pós-colheita, facilidade de manejo em sistema orgânico, entre outras razões, fazem com que a cultura da nogueira pecan se apresente como uma boa alternativa de diversificação para a agricultura familiar", destaca Koch.

Em Riozinho, a cultura está iniciando e já há cerca de 3 mil mudas plantadas nas propriedades. "Queremos que os produtores possam ter as informações necessárias para decidirem, por isso a prefeitura incentiva a participação em cursos e é parceira da Emater nestas iniciativas", diz o prefeito Airton Trevizani da Rosa (Alemão).

Prefeitura de Riozinho

Data: 27.05.2015