Riozinho já oferece turno integral

Data: 01/06/2015

Durante quatro dias da semana, a Escola Municipal Castro Alves oferece turno integral para alunos do 1º ao 5º ano. As aulas acontecem de segunda à quinta-feira, das 7h às 17h. "Nesses dias são oferecidas oficinas que possibilitam a melhoria do ambiente escolar, como apoio pedagógico, prevenção e promoção da saúde, jardinagem, brinquedoteca e dança", explica a diretora Paulina Tarasiuk.

A nova sistemática de ensino foi possível com a decisão da Secretaria de Educação de Riozinho de aderir ao Programa Mais Educação, em outubro de 2014, do Ministério da Educação. "A essência desse projeto é a permanência da criança na escola, sendo atendida integralmente em suas necessidades básicas e educacionais.  Através da ampliação da jornada escolar, acreditamos que se amplie o aproveitamento do aprendizado do estudante, reduzindo os índices de reprovação e  sobretudo  que se  capacite a criança para conviver em grupo", explica a coordenadora pedagógica do município, Marlene Terezinha Pretto.

O secretário de Educação, Oto Petry, lembra que, mais do que manter os estudantes em atividades durante o turno escolar no instante em que os pais estão buscando o sustento de suas famílias, o programa tem como uma de suas metas trabalhar a cidadania.  "É preciso educar o aluno para o pleno exercício da cidadania, orientando-os para a vida, ao mesmo tempo que se quer criar hábitos de estudos, aprofundar os conteúdos do turno regular; vincular as atividades pedagógicas às rotinas diárias de alimentação, higiene, recreação e estudos complementares", enfatiza.

DESTAQUE

Riozinho é destaque na Educação. No ano passado, a administração municipal destinou 27,46% do orçamento para a área, valor acima do que determina a Constituição (25%). "Essa é uma decisão minha e do meu vice-prefeito, Valério Esquinatti, juntamente com toda a equipe do município, de colocar a Educação como prioridade de governo. Criança na escola é a certeza de um futuro melhor para a família riozinhense", define o prefeito Airton Trevizani da Rosa (Alemão).

Os investimentos fazem com que a cidade seja destaque também na Educação Infantil. Em recente relatório divulgado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), Riozinho ocupa a 31ª posição entre os 496 municípios gaúchos e a 8ª colocação entre 47 cidades dos Vales do Paranhana, Sinos e Caí no atendimento à crianças de zero a cinco anos. "Fizemos de tudo para que os pais possam ter tranqüilidade para trabalhar, o que coloca o município como destaque regional e estadual na Educação Infantil", define Alemão.

Data: 01.06.2015

Gallery big a8acbdcbc534efc4f6a939fe10a75b2e