Neste domingo, 30 de julho, os riozinhenses comemoraram o Dia do Colono e o Dia do Agricultor, com o 5º desfile dos agricultores, que foi seguido pelo almoço de integração entre as comunidades e por diversas brincadeiras.
No tradicional desfile, do qual participaram tratores, carretas agrícolas, caminhões, caminhonetes, carros de boi e cavalarianos, os agricultores puderam mostrar para a sociedade uma parte de seu trabalho e a importância econômica e social do setor, destacou o prefeito Valério José Esquinatti.
Após o desfile, período reservado para a tradicional feira de troca de mudas e sementes crioulas, e para a interação entre agricultores das diversas localidades do município, ocorreram as homenagens aos agricultores, por parte do prefeito Valério Esquinatti, vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores rurais de Rolante e Riozinho, Elton Dürr, e João Carlos de Britto, representante da FETAG.
ATIVIDADES
Após o almoço, no campo do Esporte Clube Independência, homens, mulheres e crianças puderam interagir e divertir-se com brincadeiras como tiro de funda, corrida do saco, corrida dos pintinhos, competição de traçador (serrote), cabo-de- guerra e corrida do porco.
Segundo o extensionista Rural da Emater/RS-Ascar, o evento vem sendo aprimorado a cada ano, tendo em vista os objetivos dos agricultores, que motivaram a criação desta atividade. "É preciso mostrar este trabalho para a sociedade, para que as futuras gerações possam se orgulhar de ser agricultor e de produzir o pão de cada dia para a comunidade", definiu.